1. INSTRUMENTO PARA AVALIAR COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E PROFISSIONAIS EM CONTEXTO DE TRABALHO

Pode acontecer que, durante uma mobilidade Europeia para fins de aprendizagem, o/a aluno/a seja envolvido/a em algumas atividades realizadas em contextos reais de trabalho.

Este Instrumento pode ser usado para avaliar as aprendizagens desenvolvidas durante a formação em contextos reais de trabalho, no âmbito de uma determinada Unidade de Resultados de Aprendizagem, e para avaliar estágios realizados em organizações.

O Instrumento deve ser usado pelo/a tutor/a e outros professores ou supervisores diretamente responsáveis pela monitorização do/a aluno/a durante o período de formação em contexto de trabalho.

O Instrumento inclui a avaliação de: competências comportamentais e relacionais; competências transversais para o mercado de trabalho; conhecimentos, capacidades e competências técnicas, que estão diretamente relacionadas com as tarefas profissionais chave da formação em contexto de trabalho.

Neste Instrumento é utilizada uma escala percentual. A escala de avaliação percentual está ligada a uma escala de avaliação qualitativa, baseada na escala Europass, através de uma tabela simples de conversão. A conversão para a escala de avaliação qualitativa é feita automaticamente no Registo Pessoal do/a Aluno/a, onde os resultados da avaliação aparecem em ambas as escalas.

Uma vez envolvidos no estágio, os alunos serão avaliados levando em consideração os conhecimentos, as capacidades e as competências profissionais/técnicas e outras competências transversais relevantes para o mercado de trabalho.

O Instrumento para Avaliar Estágios / Formação em Contexto de Trabalho é uma ferramenta muito flexível e dinâmica que pode ser facilmente simplificada ou tornada mais complexa pelos utilizadores, alterando as categorias propostas de avaliação, os indicadores e as ponderações, de acordo com as particularidades e necessidades de cada projeto e qualificação profissional.

Este instrumento é composto por quatro secções, interligadas:

Competências Relacionais e Comportamentais: uma folha em excel para registar a avaliação das competências relacionais e comportamentais durante o estágio / período de aprendizagem – que pode ser replicada tantas vezes quantas vezes forem necessárias, dependendo do número de avaliações intermédias.

A ferramenta propõe um conjunto de competências relacionais e comportamentais que podem ser alteradas de acordo com as tarefas profissionais chave que estão a ser avaliadas, ou de acordo com as atividades de estágio.

A ponderação de cada competência deve ser preenchida pelo/a avaliador/a, tutor(a) ou professor(a).

 

Imagem 1: Exemplo sobre a avaliação das Competências Relacionais e Comportamentais.

Competências Transversais para o Mercado de Trabalho: uma folha em excel para registar a avaliação das competências transversais que são relevantes para o perfil profissional da qualificação no âmbito da qual é realizado o estágio – que pode ser replicada tantas vezes quantas forem necessárias, dependendo do número de avaliações intermédias.

A ferramenta propõe um conjunto de competências transversais que podem ser alteradas de acordo com o perfil profissional da qualificação.

A ponderação de cada competência deve ser preenchida pelo/a avaliador/a, tutor(a) ou professor(a).

 

 

Imagem 2: Exemplo sobre a avaliação das Competências Transversais para o Mercado de Trabalho.

Conhecimentos, Capacidades e Competências Técnicas: uma folha em excel para registar a avaliação dos conhecimentos, das capacidades e das competências técnicas, que estão relacionadas com as tarefas profissionais chave que estão a ser avaliados no estágio – que pode ser replicada tantas vezes quantas forem necessárias, dependendo do número de avaliações intermédias.

O/A avaliador/a – tutor(a) ou professor(a) – deve identificar as tarefas profissionais chave que estão a ser avaliadas, os critérios de desempenho para avaliar os conhecimentos, as capacidades e as competências técnicas necessários para o desempenho de cada tarefa profissional chave, e atribuir uma ponderação a cada tarefa profissional chave.

 

 

 

 

Imagem 3: Exemplo sobre a avaliação dos Conhecimentos, Capacidades e Competências Técnicas.

Registo Pessoal do/a Aluno/a: uma folha em excel, ligada aos resultados de avaliação das secções anteriores (competências relacionais e comportamentais; competências transversais para o mercado de trabalho; conhecimentos, capacidades e competências técnicas) que sistematiza a avaliação do estágio de acordo com a ponderação definida para cada categoria pelo/a avaliador/a, tutor(a) ou professor(a).

Imagem 4: Registo Pessoal do/a Aluno/a no Instrumento para Avaliar Estágios / Formação em Contexto de Trabalho.

Aqui está o link direto para aceder ao Instrumento para Avaliar Estágios / Formação em Contexto de Trabalho

Fase e Etapa do Circuito Pedagógico em que o instrumento deve ser usado:

Fase 2: Durante a Mobilidade

Etapa 5: Monitorização e Avaliação

  1. ESCALAS DE AVALIAÇÃO E CONVERSÃO ENTRE ESCALAS

 

No Instrumento para Avaliar Estágios / Formação em Contexto de Trabalho é utilizada uma escala percentual.

A escala de avaliação percentual está ligada a uma escala de avaliação qualitativa, baseada na escala Europass, através de uma tabela simples de conversão. A conversão para a escala de avaliação qualitativa é feita automaticamente no Registo Pessoal do/a Aluno/a, onde os resultados da avaliação aparecem em ambas as escalas.

A Tabela 1 apresenta a conversão entre as escalas: escala percentual, escala qualitativa Europass, bem como as conversões para a escala do país onde ocorre a mobilidade e a escala utilizada no país de origem.

 

Tabela 1: Conversão entre Escalas.

AVALIAÇÃO CONVERSÃO PARA OUTRAS ESCALAS
ESCALA 1 – 100 ESCALA EUROPASS ESCALA NACIONAL  ESCALA DO PAÍS DE ORIGEM
 

0 – 49

Insuficiente: é necessário um trabalho mais árduo para dominar os conhecimentos, as capacidades e as competências da Unidade.  

 

 

50

Suficiente: mostra o nível mínimo de proficiência exigido para a Unidade.
 

51 – 65

Satisfatório: desempenho honesto, mas com algumas omissões importantes.

 

 

66 – 79

Bom: desempenho globalmente bom, ainda que com alguns erros de alguma relevância.
 

80 – 90

Muito bom: desempenho acima da média, ainda que com algumas incorreções.

 

 

91 – 100

Excelente: excelente desempenho, com poucas inexatidões.