1. INSTRUMENTO PARA AVALIAR CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E COMPETÊNCIAS deveNVOLVIDOS EM CONTEXTOS formaIS DE APRENDIZAGEM

Uma vez envolvidos nas atividades de aprendizagem e formação, os alunos serão avaliados tendo em conta os conhecimentos e as capacidades técnicas, bem como as competências profissionais/técnicas para cada Unidade de Resultados de Aprendizagem que foram acordados no Acordo de Aprendizagem.

O Instrumento para Avaliar as Unidades de Resultados de Aprendizagem foi elaborado tendo em conta os componentes de uma Unidade de Resultados de Aprendizagem. Este é um instrumento de registo final da avaliação obtida pelo/a aluno/a na unidade, independentemente dos métodos e instrumentos de avaliação aplicados pelo/a formador/a (teste escrito, teste prático, grelha de observação, etc.).

Este instrumento é muito flexível e dinâmico, podendo ser simplificado ou tornado mais complexo pelos utilizadores. Contém várias folhas: uma folha por cada Unidade de Resultados de Aprendizagem; uma folha que resume todos os dados da avaliação (Registo Pessoal do/a Aluno/a).

O Instrumento para Avaliar as Unidades de Resultados de Aprendizagem consiste num ficheiro excel, composto por duas secções principais:

Avaliação por Unidade de Resultados de Aprendizagem: uma folha de cálculo em excel para registrar os resultados da avaliação de cada Unidade de Resultados de Aprendizagem – a qual pode ser replicada quantas vezes forem necessárias, dependendo do número de unidades a serem avaliadas.

Registo Pessoal do/a Aluno/a: uma folha de cálculo em excel, ligada aos resultados da avaliação das Unidades de Resultados de Aprendizagem, que sistematiza a avaliação do período de aprendizagem no estrangeiro – Registo Pessoal do/a Aluno/a.

Aqui está o link direto para aceder ao Instrumento para Avaliar as Unidades de Resultados de Aprendizagem

Fase e Etapa do Circuito Pedagógico em que o instrumento deve ser usado:

Fase 2: Durante a Mobilidade

Etapa 5: Monitorização e Avaliação

 

  1. ESCALAS DE AVALIAÇÃO E CONVERSÃO ENTRE ESCALAS

 

No Instrumento para Avaliar as Unidades de Resultados de Aprendizagem é utilizada uma escala percentual.

A escala de avaliação percentual está ligada a uma escala de avaliação qualitativa, baseada na escala Europass, através de uma tabela simples de conversão. A conversão para a escala de avaliação qualitativa é feita automaticamente no Registo Pessoal do/a Aluno/a, onde os resultados da avaliação aparecem em ambas as escalas.

A Tabela 1 apresenta a conversão entre as escalas: escala percentual, escala qualitativa Europass, bem como as conversões para a escala do país onde ocorre a mobilidade e a escala utilizada no país de origem.

 

Tabela 1: Conversão entre Escalas.

AVALIAÇÃO CONVERSÃO PARA OUTRAS ESCALAS
ESCALA 1 – 100 ESCALA EUROPASS ESCALA NACIONAL  ESCALA DO PAÍS DE ORIGEM
 

0 – 49

Insuficiente: é necessário um trabalho mais árduo para dominar os conhecimentos, as capacidades e as competências da Unidade.  

 

 

50

Suficiente: mostra o nível mínimo de proficiência exigido para a Unidade.
 

51 – 65

Satisfatório: desempenho honesto, mas com algumas omissões importantes.

 

 

66 – 79

Bom: desempenho globalmente bom, ainda que com alguns erros de alguma relevância.
 

80 – 90

Muito bom: desempenho acima da média, ainda que com algumas incorreções.

 

 

91 – 100

Excelente: excelente desempenho, com poucas inexatidões.

 

  1. EXEMPLO DE COMO USAR O INSTRUMENTO PARA AVALIAR UNIDADES DE RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Para um melhor entendimento, é aqui apresentado um exemplo do uso do Instrumento para Avaliar as Unidades de Resultados de Aprendizagem no contexto do trabalho desenvolvido no projeto EURspace.

Suponhamos que um/a aluno/a vai fazer uma mobilidade Europeia no estrangeiro.

  • País de origem: Portugal
  • País onde terá lugar a mobilidade: Itália
  • Organização de Envio: Escola Profissional do Alto Lima, CIPRL
  • Organização de Acolhimento: Associazone CNOS FAP Regione Umbria
  • Unidade de Resultados de Aprendizagem a frequentar na organização de acolhimento (acordada no Acordo de Aprendizagem): Organização do local de trabalho e programação da sequência do processamento de pedidos.

Aplicando a metodologia de matching desenvolvida no projeto, espera-se que, se o aluno tiver uma avaliação bem-sucedida na Unidade Organização do local de trabalho e programação da sequência do processamento de pedidos, serão validados os resultados de aprendizagem adquiridos, dando lugar ao reconhecimento e à certificação da Unidade Organização da Cozinha, no país de origem, com a respetiva alocação de 2,25 pontos de crédito.

Imagem 1: Instrumento para Avaliar as Unidades de Resultados de Aprendizagem – exemplo da avaliação por Unidade de Resultados de Aprendizagem.

Imagem 2: Instrumento para Avaliar as Unidades de Resultados de Aprendizagem – exemplo do Registo Pessoal Individual.

A Unidade de Resultados de Aprendizagem designada no exemplo do projeto EURspace diz respeito à qualificação de Técnico/a de Cozinha-Pastelaria. Naturalmente, o Instrumento para Avaliar as Unidades de Resultados de Aprendizagem está apto para ser utilizado com qualquer qualificação profissional.